Segundo o Guia do Desafio Sênior, acampamento volante é uma atividade ao ar livre, em área não urbana, onde os participante se deslocam (a
pé, de bicicleta, a cavalo ou embarcado) por um determinado itinerário, pernoitando pelo menos uma noite em
barraca, em um ponto deste itinerário, seguindo viagem no dia seguinte.
Até aí, tudo bem... mas o que acontece muitas vezes é que os participantes passam um "perrengue" daqueles porque ou vão com sapatos desconfortáveis ou levam muito peso em suas mochilas.
Vejam, então, algumas dicas para ter um acampamento volante confortável:
Vestimenta
A roupa apropriada varia com a trilha, suas características e condições atmosféricas. Portanto, é fundamental se informar antes da caminhada e ver a Previsão do tempo.
Para dias quentes ou temperaturas amenas, o recomendável é usar roupas leves, de preferência de algodão ou outra fibra natural, pois evitam excesso de transpiração. Roupas claras são ideais.
Se a trilha for fechada, calças de tectel ou lycra são aconselháveis. Nos pés, um calçado confortável e de preferência, “amaciado” antes da trilha.
Chapéu ou Boné são uma boa pedida, além de óculos escuro.
Alimentos
Na véspera da trilha, é importante comer carboidratos – massas, pão, raízes e tubérculos.
Para trilha de preferência aos alimentos energéticos e de pouco peso e volume, tais como cereal, amendoim, granola, além de sanduíches leves e bem embalados (evite maionese e requeijão. De preferência a queijo, salames e geléias), além de bolacha recheada. Não carregue alimentos que não suportam muito calor ou umidade.
Atenção para não levar mais comida do que o necessário (trilheiros iniciantes costumam levar excessos). Banana e laranja, ricas em potássio, são as frutas mais indicadas para os trilheiros. Entre as vantagens, ajudam a evitar câimbras.
Para beber, água ou isotônicos (do tipo “Gatorate” ou energéticos), pois garantem a reposição de sais minerais.
O que levar?
Leve uma boa mochila, resistente e que se adapte a seu corpo, para não prejudicar a postura. Cantil para água. Se não tiver, leve garrafa plástica (pode amassar para não tomar muito espaço), mas não esqueça de trazer de volta. Leve um saco plástico na mochila para acondicionar o lixo. Leve também papel higiênico e canivete.
Protetor solar, protetor labial e repelente.
Dispense o uso de facões (não permitidos em parques). Lembre-se que você vai caminhar, e não abrir um picada!
Câmaras fotográficas, filmadoras e caderneta de anotações são aconselháveis tê-las à mão. Muitas vezes cenas espontâneas e atraentes fazem o dia daqueles que se aventuram pela natureza dos caminhos e trilhas.
Veja um exemplo
Vestir: bermuda, tenis, meia, camiseta (leve e/ou clara), boné, oculos escuro e protetor solar.
Levar: mochila, de Suco de Acerola, maquina fotografica.
Alimentação: sanduiches natual (pao integral, queijo, peito de peru, alface, cenoura), barras de cereal, biscoito, duas bananas.
Comportamento
Não deixe nada pelo caminho. Se você conseguiu levar a mochila cheia, pode muito bem trazer seu lixo de volta (e se possível, dos outros também).
Todo o lixo deve ser levado em saco plástico até o local apropriado Recolha todo seu lixo. Se possível traga de volta também o de pessoas menos cuidadosas. Não abandone latas, garrafas e plásticos.
Quando chegar, lembre-se: O forasteiro é você. Tente ficar amigo dos moradores do local e respeite seus costumes. Eles podem dar boas dicas sobre o que visitar, onde comer e o que também é muito importante: o que não se deve fazer. É aconselhável consultar as pessoas no caso de você pretender fotografá-las.
Quando estiver em dúvida quanto ao caminho, escolha o que tiver mais marcado. Evite trilhas secundárias. Sempre deixe a flora e a fauna da região do mesmo que estavam antes de você chegar.
Nas trilhas, “Respeitem os fumantes..., eles vivem menos!”.
Os fumantes não devem deixar pontas de cigarro acesas para trás, principalmente pelo risco de incêndios.
Em trilhas longas e/ou difíceis, tenha sempre uma lanterna à mão.
Para combater o calor: Cores claras refletem o calor e ajudam a mantê-lo confortável, embora geralmente não protejam a pele tão bem da prejudicial radiação ultravioleta quanto cores escuras. Portanto, usem sempre protetor solar.
Canivete - Um canivete grande ou mesmo uma faca (guardada em sua bainha dentro da mochila) podem ajudar a abrir latas, descascar lenha úmida para um fogo de emergência e mais mil e uma outras pequenas tarefas.
Apito – Se for preciso chamar por socorro, um apito é bem mais eficiente que gritos, além de poupar a sua energia.
Botas ou Tênis - Amaciados e bem usados; nunca utilize um tênis novo que não esteja bem amaciado, isso pode fazer da sua caminhada o seu pior pesadelo.
Celular - Parece besteira, mas é muito útil nas horas difíceis, principalmente nos dias de hoje.
Critique menos e elogie mais. Antes de criticar, procure também reconhecer os esforços para o que já foi ou o que será feito.
Calma e paciência. Sempre. Principalmente com quem não merece ouvir injustiças, e que se esforçou para que todos ficassem bem!
Respeite mesmo a natureza!
Respeite a população local. Suas propriedades, seus costumes e principalmente sua curiosidade e privacidade!
0 comentários:
Postar um comentário